quarta-feira, 10 de outubro de 2012

ELEIÇÕES E O DESRESPEITO AO PATRIMÔNIO PÚBLICO QUASE PERDI “MINHA” ESCOLA



Ao chegar à escola no dia 09, fiquei espantada com a quantidade de “santinhos” jogado no pátio, ao redor da escola. Ao verificar percebi que era apenas de um candidato. A merendeira Odete me contou que quando entrou na escola, ao abrir a porta da cozinha levou um susto, o que tinha de “santinho” jogado no chão, caído no fogão, por cima dos armários, a bem da verdade, há um vidro quebrado na janela, então a pessoa jogou por àquele buraco. Ela juntou 3 sacos grandes de lixo, que ficaram bem cheio e ainda há muito “santinho” para juntar. 

Uma mãe de um dos meus alunos me contou que aquilo não era nada pelo que aconteceu na madrugada de domingo.
A pessoa também jogou os “santinhos” por dentro da grade, e não eram poucos. Lá pelas tantas da madrugada, alguém jogou álcool e ateou fogo por dentro da grade e quando as chamas estavam altas, havia muita fumaça, um vizinho percebeu e num desespero foi lá e apagou o fogo, este só não se alastrou porque o "santinho" é feito de papel meio plastificado, caso contrário, o estrago seria bem maior. Quando o pessoal que iria trabalhar na eleição chegou, tiveram que varrer a entrada da escola, pois era impossível andar, e o cheiro de fumaça incomodou bastante quem chegava para votar.
Quando eu soube disso, entrei em desespero, quase chorando, só de imaginar que o incêndio poderia ter acabado com a escola, com tudo que tem dentro, me deixou arrasada. Durante o dia, fiquei calada, entristecida e a noite ao me deitar, agradeci muito a Deus pela proteção que nos deu, enviando o vizinho para apagar o fogo, e não consegui dormir a noite toda.
Hoje, conversei com os alunos, expliquei que se a escola tivesse sido queimada, teríamos que nos separar e sabe lá para onde iríamos, todos ficaram assustados com o ocorrido. Uma aluninha, de apenas 6 anos começou a olhar pela sala e perguntava:
- E nossas pastas? E os brinquedos? E o computador? E a televisão?
- Queimaria tudo, ficaríamos sem nada.
- Óh! Não! Profa “ele” não tinha direito... ainda bem que Deus olhou por nós.
- Então vamos fazer assim, quando vocês forem dormir, orem agradecendo por Deus ter protegido nossa escola de uma tragédia. Recebemos uma obra divina maravilhosa.
Que falta de respeito pela escola, pelos alunos e pelo meio-ambiente. Francamente!






9 comentários:

  1. Professora Anecy, foi feito boletim de ocorrência nesse caso? Acho que caberia, pois é vandalismo, e atenta contra patrimônio público. Gostaria de pedir sua permissão para divulgar esse assunto nos blogs que colaboro. Um grande abraço, e muita força!

    ResponderExcluir
  2. pior que ele se elegeu, e sua esposa ainda por cima é professora, sera?

    ResponderExcluir
  3. Não adianta boletim de ocorrência, pois não temos juizes que façam executar as leis, com exceção é claro do nosso futuro presidente ministro Joaquim, que merece todo o respeito do nosso povo, o jeito para isso e muitas outras coisas é pena de morte.....

    ResponderExcluir
  4. Estive ai ontem quarta feira, dia 10 com o grupo Amigos Solidários na dor do luto e com algumas amigas do coração fazendo a festinha do dia das crianças e vi pessoalmente o horror e a barbaridade que fizeram ai.
    Em quem nós podemos confiar? Para quem podemos pedir ajuda?
    Estamos vivendo na terra de ninguém, sem tem quem recorrer, escola é um lugar sagrado, que exemplo para essas crinças que são o futuro de amanhã, enquanto procuramos ensinar o bem, o certo, outros aplicam e ensinam dando exemplos para o mau.
    A festa foi tão linda, a felicidade dos alunos valeuuuuuuuuuuuu qualquer triteza.
    Continue com essa garra.... bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá professora Anecy. Publiquei um texto no Blog Livros e Afins sobre o ato de vandalismo ocorrido na Escola de Canhembora: http://livroseafins.com/escola-rural-sofre-vandalismo-nas-eleicoes/

    Não sei se resolve alguma coisa, mas é o que está ao meu alcance nesse momento, e quem sabe ao tornar o fato conhecido, as pessoas possam se informar melhor, e quem sabe não votem mais em candidatos que promovem esse tipo de incidente, desrespeitando a escola de crianças que já são tão privadas de tantas coisas.

    O blog Livros e Afins atualmente tem 274 mil seguidores no Facebook, é lido por pessoas do Brasil inteiro. É o que posso fazer para ajudá-los a divulgar essa vergonha que fizeram com o patrimônio público. Gostaria de poder fazer mais. Conte comigo sempre que precisar.

    ResponderExcluir
  6. Professora Anecy, vou copiar aqui a opinião de uma amiga minha que é advogada, a quem consultei sobre o assunto, ela escreveu o seguinte:

    "a denúncia devia ser feita na hora que descarregaram o material e espalharam tudo, no dia da eleição, que é crime mesmo! Agora, se tiverem provas de quem fez essa nojeira, nomes, placas dos carros, essas coisas, e gente disposta a denunciar, e se a escola é pública, pode ser feita uma ocorrência por danos ao patrimônio público. Mas depende de realmente nominarem os responsáveis, caso contrário, não dá nada!"

    Quem sabe na próxima eleição, aqueles que são os responsáveis pela escola possam ficar mais atentos para essa situação.

    ResponderExcluir
  7. Pena né Ni que isso não da em nada,eles continuam retrógrados. Bjs.
    Te admiro mto.

    ResponderExcluir
  8. Menos mal mesmo que o estrago não foi maior. Olha o tamanho da irresponsabilidade daquele que tentava ser o representante da cidade. Lamentável.

    ResponderExcluir
  9. Que situação triste, graças a Deus que não ocorreu nada pior.Abraços!

    ResponderExcluir