sábado, 7 de agosto de 2010

Inclusão digital para os alunos da Escola M. Rural Canhembora

Essa reportagem do Telecentro de Curitiba, parabeniza a dedicação dos alunos do Povoado Candonga, da zona rural, da Escola que sou professora. 
xxx


No dia 08 de novembro, aconteceu o encerramento do terceiro Curso de Informática dos alunos da Escola Municipal Rural Canhembora, uma parceria com o Rotary e a Secretaria para Assuntos Estratégicos.

Estiveram presentes no encerramento o atual presidente do Rotary, senhor Aluisio Cherobim, o rotariano Odair Tomás, a vereadora Flávia Rabello, a representante da Secretaria de Educação Flávia Gualdezi Possiede, as monitoras Franciele Narczal de Sena e Elisângela Deon, as professoras Anecy Oncken e Rosile Comunello, a merendeira da escola Odete Duarte, os alunos da quarta-série da escola, Renata, Jéssica, Lucas, Leandro, Renato, Everton, algumas mães, alunos do Colégio Rocha Pombo que fazem o curso e o convidado Sr. Hermes Palumbo, engenheiro agrônomo. E representando a Secretaria para Assuntos Estratégicos, através do Programa Telecentros Paranavegar, os funcionários Sergio Luís dos Santos Oliveira, Eliza Furukita e Rinaldo ..... Na ocasião foram entrgues os Certificados para os alunos.

Tudo começou há 3 anos, quando a então presidente do Rotary ofertou aos alunos do Pré da Escola do Canhembora, da professora Anecy, só que a mesma preferiu que os alunos da quarta-série participassem do curso. Ela conversou com a professora Loreane Tomazzi para ver a possibilidade dos alunos, no período da tarde, uma vez que os mesmos estudavam de manhã, de irem a Morretes para o curso de informática. A professora Loreane concordou, mas faltava o detalhe do meio de transporte.
 Outro item a verificar era quem levaria? Precisava de um voluntário, afinal os alunos eram de menores. Como a professora Anecy tinha um dia da semana livre, se ofereceu a acompanhar os alunos e depois colocá-los no ônibus. E assim a realização do curso foi um sucesso.

Nesse ínterim a professora Anecy estava participando do projeto Paraná Alfabetizado, resolveu vencer o desafio de incluir a informática para suas alunas semi-analfabetas. A condução para levá-las à cidade foi patrocinada pela Associação de Moradores do Rio Sagrado – AMORISA – que contratou um morador do Candonga e todas as sextas-feiras, elas iam para o Rotary para a inclusão digital.


No ano de 2008, nova turma da quarta-série participaria do curso, mas a professora Anecy estava com a semana tomada por outras atividades, foi quando a professora Rosiele deu a ideia de pedir aos pais para levar os alunos até a cidade. Foi feita uma reunião e ficou decidido que haveria uma escala dos pais, que nem contestaram, porque sabiam da importância da inclusão digital que o Tele Centro e o Rotary estavam proporcionando aos seus filhos. A Secretaria de Educação continuou ajudando com o transporte. O ano encerrou e eles receberam o certificado.

Neste ano, com gestão nova, as professoras se preocuparam com o meio de transporte. Mas, os representantes do Tele Centro no início do ano estiveram em Morretes, no salão do Rotary para uma reunião onde explicavam que o objetivo do Tele Centro é a inclusão digital na forma de um curso básico e não apenas para que os alunos, esporadicamente, façam pesquisas e entrem no Orkut.


Nenhum comentário:

Postar um comentário