sábado, 11 de agosto de 2012

RECONHECIMENTO

Ontem, infelizmente, "perdi" mais uma aluninha do prezinho: Mirella. Uma criança muito educada, inteligente e queridinha. Os pais tiveram que transferir sua residência para Praia de Leste. Sua mãe, Lia, sempre que a trazia para a escola, conversávamos bastante, enquanto esperava que todos meus alunos chegassem para dar início a aula. Mirella levou alguns brinquedos para fazer "sorteado" entre os alunos. Ontem foi a despedida. Lia, carinhosamente, me entregou uma cartinha em formato de canudo, que comparei a um diploma.


Ao chegar em minha casa, li, lacrimejei e pensei em compartilhar com todos os meus amigos queridos, o reconhecimento de uma mãe. Como agradeci a Deus por esta carta! Justo ontem que estava com tontura, nervoso que estou passando com um aluno, por eu não saber o que fazer, como agir. É àquela história, pais que não sabem educar, "sobra" para o professor.
E, Lia, com todo seu jeitinho meigo e atencioso, me entrega essas palavras tão animadoras (creio que ela exagerou um pouquinho he...hehehehe....):

Cara professora Anecy
Venho por meio desta carta, agradecer tanto carinho e dedicação para com minha filha Mirellla.
Jamais esquecerei tantos gestos, que deram a ela motivação e determinação para aprender, entender, interagir e compartilhar com os coleguinhas.
Tantas foram as alegrias.
Tantas serão as recordações que ficarão gravadas em nossos corações. Através de tua serenidade, inteligência, autenticidade e carinho, engrandeceste e honraste o teu compromisso de ensino.
Digo adeus a professora e, até logo a minha amiga Anecy. Àquela que presenteou tantas vezes com momentos de emoções e alegrias. Àquela que define com uma só palavra – humildade.
É firme, segura, sóbria e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice. Enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas, se compromete e realiza.
Sempre faz algo mais de sua obrigação. Está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores.
Defende as ideias que julga nobre, sem se importar de quem elas vem.
Tenho ou não tenho razão no meu julgamento à sua pessoa?
Mais uma vez muito obrigada por tudo.
Carinhosamente
Lia
10.08.2012 

A carta
Lia e Mirella

Um momento nosso

Com a turminha

Com o uniforme doado pela Zelinda de Bona

8 comentários:

  1. Encontro de uma verdadeira mãe com uma verdadeira professora!

    ResponderExcluir
  2. Querida Anecy! Você não imagina como fico feliz por você ser uma professora tão carinhosa e dedicada. Admiro-a muiiiiiiiiiito! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que lindo gesto de reconhecimento. É muito bom ganhar palavras de carinho das pessoas que você gosta. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida amiga, antes de começar ler a carta, já estava com os meus olhos lacrimejando, com suas palavras iniciais. Sei que foi dolorido para vc, se separar dessa aluna, pois sei o quanto vc ama seus alunos. Comparo vc com a professora Helena da novela carrocel, que tem uma saída pra toda situação que acontece em sala de aula e até na vida pessoal dos alunos. Com certeza vc é muito abençoada, pois em meio as tribulações, vc sempre encontra uma solução. Confio no seu trabalho. Sei que vc faz tudo com muito amor e assim sendo, não pode dar errado.

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga...
    Quem tem uma mãe como a Lia, pode ter certeza a Mirella tem um futuro muito brilhante e com muito reconhecimento, pelas pessoas que fizeram parte da sua história como a professora Anecy na sua vida....
    Com carinho...

    ResponderExcluir
  6. Bonita história Anecy e o mais importante....real! Acho que o sentimento de "dever cumprido" foi bastante intenso..imagino.
    Parabéns professora!

    ResponderExcluir
  7. Querida amiga...
    Fico feliz que tenha gostado de minha carta, agradeço pelo carinho. Gostei de achar seu blog e de ver as fotos postadas, muito legal mesmo.
    sinta-se abraçada!
    beijos
    Lia

    ResponderExcluir
  8. Você ficará na mente e coração da amorosa menina para sempre acredite!
    Ser profesora é bastante dificil nos tempos que correm mas também é das profissões que mais alegria e satisfação dá.
    Sempre acreditei que uma professora além de ensinar conhecimentos ditos escolares, ensina e prepara um aluno para mais tarde ser um bom e activo cidadão e feliz pessoa.
    Parabéns pelo reconhecimento!!!
    beijinhos**

    ResponderExcluir