segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Enfeites pedagógicos

Nas férias escolares resolvi fazer uns trabalhinhos para dar uma renovada na sala de aula, onde dou aulas para a primeira série e pré-escola, na Escola Rural do Canhembora. Quando alguns dos alunos da pré-escola voltarem neste ano de 2011,  para o primeiro ano vão se encantar com as inovações.  Aproveitando a visita de minha cunhada Cidinha, que sabe fazer decopagem, pedi que a mesma me ensinasse a confeccionar umas caixinhas de alfabeto. Eu já havia tido a idéia de fazê-las para facilitar o aluno, quando em aula, peço que “procure, recorte e cole as letrinhas para fazer seu nome”, então não perderemos tempo em procurar as letrinhas, pois as encontrarão dentro das caixinhas. Este material de apoio pedagógico irá contribuir com a distinção das vogais, consoantes, cores e formas, quantidades e reconhecimento dos números, sem contar que a sala ficará linda com todas as caixinhas. Veja as caixinhas:
Caixinhas com os números. No número 7 coloquei o "corte" para facilitar o reconhecimento

 
Números, cores, formas e quantidades

Coloquei a quantidade com a forma de coração, pois meu lema é - amor -

Caixinhas das letras do  alfabeto
Coloquei as letras e figuras que correspondem à primeira letra

As cores das vogais diferem das consoantes
Como é difícil uma palavra que inicia com a letra Y, nada como colocar uma que termina, facilitandoassim a memorização do nome da professora. . .
Na Escola do Canhembora estou há 4 anos. Cada ano que termina deixo uma recordação de todos alunos que por ali passaram, fazendo móbiles com seus nomes e fotos. No primeiro ano fiz um apenas com os nomes dos aluninhos. Nos anos seguintes fiz com as fotos e os nomes e o ano. Neste ano, aplicando o projeto da Ecovia, o ECOVIVER, aproveitei uns CDs inúteis e confeccionei um móbile, que, modéstia à parte, ficou lindo. Creio que todos os alunos vão gostar muito das inovações. Eis o móbile:







Um comentário:

  1. Muito legal! E isso é tudo que uma criança gosta. Mexer, procurar, recortar, colar...elas adoram isso, não? Aprender brincando, brincar aprendendo. Parabéns!

    ResponderExcluir