segunda-feira, 21 de março de 2011

O DEPOIS


Aos poucos Morretes vai se normalizando. Os estragos foram grandes, alguns irrecuperáveis. Há um ditado que diz “depois da tempestade vem a bonança”, mas eu digo, depois da tempestade vem o lamaçal.
No sábado, dia 19 de março, voltando de Paranaguá, de ônibus, pude observar pela janela o que sobrou da tempestade. No alto das montanhas percebi várias fendas, como se fosse feridas expostas no meio do matagal verde. Os rios que eram estreitos observa-se que se alargaram mostrando o quanto a inundação foi forte, a ponto de levar pontes.
No banco de trás do ônibus havia duas senhoras que a cada visão do que restou da chuva exclamavam palavras de espanto.
O que me deixou bastante consternada foi ao ver uma casa grande, com o telhado quase encostado no chão, como se as paredes da casa tivessem dobrado. Do lado do telhado, sentados numa pedra, um casal de velhos, seus cabelos brancos esvoaçavam com o leve vento, enquanto uma pessoa mais jovem carregava alguns pertences para uma camioneta. O semblante do casal era de total desolação. Meu coração ficou apertado imaginando que eles estariam deixando para trás uma vida inteira e como estava sendo dolorido para os dois, ter que sair de sua casa!
Uma das mulheres do banco de trás do ônibus disse:
- Se tivesse acontecido comigo, não sei para onde iria, minhas netas não gostam de mim porque sou velha.
A outra retrucou:
- Comigo também, não sei para onde eu iria. Mas tenho certeza que Deus arrumaria um lugar bom, onde a gente pudesse viver bem.
Ao passarmos pela ponte que a chuva também destruiu e que agora, precariamente, dão acesso aos veículos, perto do Floresta, ouvi um homem comentar:
- Aqui foi muito feio, cara, toda criação foi embora com a correnteza, era galinha, porco, cabrito. Os animais desciam gritando. Os porcos parecia que adivinhavam que iriam morrer de tanto que berravam, foi tudo muito louco, parecia o fim do mundo. Em toda minha idade nunca pensei ver um temporal assim.
Apesar de tudo isto ser muito triste, muito devastador, não é o suficiente para se perder a esperança de um novo recomeço. 
Veja o noticiário que a Rede Globo apresentou depois;

http://g1.globo.com/videos/parana/v/imagens-aereas-mostram-a-destruicao-no-litoral-do-estado/1463032/#/Bom%20Dia/20110318/page/2

Um comentário:

  1. Mateus cap.6

    33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
    34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

    abraços ..fica com Deus

    ResponderExcluir