sábado, 19 de novembro de 2011

BINGO DO ALFABETOa

Durante o ano vou arrecadando “coisas” para colocar nas sacolas dos alunos para serem entregues no encerramento do ano letivo. Muitas pessoas se comovem e contribuem para que as sacolas fiquem cheias. Nesta semana, ao distribuir os brinquedos, resolvi separar alguns brinquedinhos para fazer uma aula diferente – bingo do alfabeto. 

Quando cheguei na escola, os alunos queriam saber o que tinha dentro da sacola e expliquei que faríamos um bingo. Para a maioria dos alunos, acompanhar os pais em bingos é normal, uma vez que em quase todos os eventos há bingos. Creio que já é uma cultura de nossa cidade. É bingo de prêmios grandes, de tortas, etc. Tem festa na igreja, com certeza tem bingo.
Depois de uma minuciosa explicação, distribuímos as cartelas, colocamos os feijões e demos início. Quando eu levantava a letra do alfabeto, os alunos se desesperavam, quando não encontravam as letras em suas cartelas, procuravam na cartela do amiguinho. Teve uma aluninha que ao ganhar um dos prêmios disse:
- Pro, estou tremendo! Nossa... não consigo parar de tremer!
Quando os alunos da 3ª série chegaram na escola, para o período da tarde, entraram em minha sala e ficaram extasiados, queriam brincar também, mas tínhamos poucos prêmios, prometi que em outra oportunidade faríamos um bingo para que eles participem também, melhor ainda, com guloseimas.
E com que entusiasmo e ansiedade eles ajudavam os pequeninos a encontrar as letras!
E assim foi, uma aula muito, muito boa e educativa. Quer dizer, uma maneira bem fácil dos alunos aprenderem as letras do alfabeto.

A expectativa da aluninha

Concentração total
Olha os feijõezinhos

3ª série interagindo

F de feliz, como eu... he... he...

Que letra é esta?

Cartelinha quase cheia

Osmar fez bingo com a cartela cheia e teve dificuldade em gritar BINGO

Uma almofada macia e um sorriso satisfeito


Alunos com os prêmios

Duas amiguinha com seus prêmios

Ele ganhou para sua irmã, claro que ficou feliz

A irmã da 3ª não jogou, mas ganhou


Ah, que linda!

Olha que lindinho

2 comentários:

  1. Maria Muniz - Paranaguá - PR20 de novembro de 2011 às 16:44

    Gostei da idéia. Parabéns pela criatividade mais uma vez. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Osmar é o menininho da cama nova! E ganhou uma almofada macia! Claro que não ia conseguir gritar bingo! Tava que era só contentamento! Aliás, é uma alegria ver os rostinhos sorrindo de seus alunos. Parabéns por mais essa ideia.

    ResponderExcluir