quinta-feira, 5 de abril de 2012

EITA PÁSCOA GOSTOSA

Ontem, 04.04, fizemos a festinha de Páscoa com os alunos da Escola do Canhembora. Comecei a planejar com antecedência, fazendo a campanha, com este pedido:

 Oie. . . . . . a Páscoa está chegando e estou preocupada com as guloseimas para meus alunos. A bem, da verdade gostaria que eles tivessem uma Páscoa em família, onde todos possam ter um domingo pascal com coisas gostosinhas para comer. Não penso apenas em doces, mas algo para um almoço bem gostoso.
Quase todos os dias, ao iniciar a aula à tarde, pergunto aos alunos quem almoçou e o que comeram. As respostas são bem variadas, mas o que mais me dói é alguns responderem que comeram pão puro, porque a mãe não fez comida. Fico a imaginar que não fez porque não tinha. Houve dias que as respostas foram – “não comi, porque o arroz queimou”, “só comi vina”, “não deu tempo da minha mãe fazer”, e assim por diante.
Claro, que alguns respondem que comeram arroz, feijão, carne. Ah, nas respostas dos que comeram, percebo que ninguém fala em verduras, legumes. Às vezes, sinto certa raiva dos pais, pois não custa muito fazer uma horta e criar galinhas. Infelizmente, quem sofre é a criança, pior ainda, quanto mais pobres, mais filhos.
Por isso chego até você para que, quem sabe, possa aderir minha campanha em prol dos meus 24 alunos, para que eles possam receber “o coelhinho” com uma carriola cheia de coisinhas gostosas, para comerem no domingo onde se comemora a Páscoa.
Aproveito e convido você a participar da festinha que faremos para os alunos, no dia 04 de Abril, mais ou menos 14:00, onde comemoraremos a Páscoa na escola.

Só que nem pensei que o retorno seria grandioso. Nunca imaginei que meus alunos fossem para casa carregados de “coisas” gostosinhas para o feriado. Recebemos doações da minha amiga Mitico, da Ivone, minha amiga pitagórica,  ambas de Curitiba, da minha querida amiga Maria Muniz, de Paranaguá, do Claudinei, de Morretes e recebemos a visita do “nosso Papai-Noel”, que se tornou o Coelhinho da Páscoa, o querido Fabiano Simas. Ele é integrante do Moto Clube de Paranaguá. Junto estava seu irmão, o Neto. Quando eles chegaram, os alunos do ano passado reconheceram e correram para abraçá-lo. Os alunos cantaram a música do Coelhinho e eles distribuíram os doces. Nossa coordenadora Judite Biscotto, também estava presente, inclusive levou ovos de Páscoa que o prefeito Amilton ofereceu para cada aluno de todas as escolas do município. 

Logo em seguida chegou Zelinda de Bona - coordenadora do grupo Amigos Solidários na Dor do Luto, com sede em Curitiba PR. Em, 1994, seu neto, Saulo Malucelli faleceu aos 14 anos, vítima de um acidente. A dor de ser privada da convivência de alguém tão querido só não foi maior do que o amor por si mesma e a necessidade de dar suporte à filha, mãe do menino. Ela conseguiu superar o luto sozinha, apoiada na fé e na própria experiência de vida. E é com essas ferramentas que ela coordena, há sete anos o grupo Amigos. Zelinda dedica boa parte do seu tempo divulgando os objetivos deste grupo em jornais, revistas, rádio e televisão – junto com algumas pessoas do grupo e esplendidamente carregados de mimos para os alunos. Eu olhava todos com muita surpresa e um pouco envergonhada pela minha simplicidade e do lugar também, mesmo assim, não me inibi e junto com os alunos cantamos, várias cantigas e meu aluno Luan cantou a música do Michel Teló, que é uma febre em todas as mídias. O grupo interagiu sem se importar com o imenso calor, apesar de ter 2 ventiladores de teto, eles não funcionam bem, pois seus reatores estão gastos e não ventilam nada. Os borrachudos fizeram a festa nos sangues novos. Eram muitos borrachudos.
Fiquei encantada com Amanda, uma garota de mais ou menos 10 anos, filha do Alexandre e Ana Eloísa, que faziam parte do grupo, ao vê-la ajudando a distribuir os presentes para os alunos.
Zelinda foi tão caprichosa que fez um Kit almoço para cada aluno, contendo linguiça calabresa, macarrão, extrato de tomate, e uma compota feita por ela mesma.
As outras sacolas foram muito caprichosamente confeccionadas. Todas as pessoas que não faziam parte do grupo ficaram admirados. Algumas mães presentes vieram me agradecer e eu disse que eu não estava fazendo nada e sim os anjos que Deus sempre envia para agraciar meus alunos.
Os alunos foram para casa, quase sem poderem levar as sacolas e nossa merendeira também ganhou presentes.
Foi tudo muito lindo, muito gratificante! Mais uma missão cumprida, graças a Deus e aos meus amigos, que nunca nos faltam.

Fabiano e seu irmão Neto
O aluno Keween e Fabiano

A coordenadora Judite distribuindo ovos doados pelo prefeito
Neto e a aluna Mirella
Zelinda conversando com os alunos
O grupo todo se empenhando em entregar os mimos
Amanda também ajudou a distruibuir com muito carinho
Professor Nazir também participou das festividades
Todos do grupo estavam bem alegres, apesar do imenso calor
Uma pose com todos os presentes
Zelinda e sua alegria contagiante

4 comentários:

  1. Parabéns Anecy! Bonita festa.

    ResponderExcluir
  2. Professora, que emoção ler suas palavras, senti em cada linha seu sentimento profundo de carinho e dedicação por essas crianças e o zelo pelo que vc faz. Suas palavras descrevem uma realidade triste mas que é amenizada pela doçura percebida em seu texto, poucas vezes li tanto amor pela causa EDUCAÇÃO. Trabalhar numa escola com uma realidade tão difícil, e fazer a diferença dentro dessa comunidade, somente sendo uma profissional de muito valor pra tamanha dedicação. Tbém trabalho com crianças carentes e sei o quanto essa luta é difícil, mobilizar pessoas, comover corações. Mas, graças ao nosso bom Deus, ainda existem pessoas iluminadas que nos ajudam a fazer a diferença para nossos baixinhos. Querida, parabéns pelo seu trabalho, senti muito amor em suas palavras, e que delícia ler seu texto, e ver que diante de nossa realidade de indiferenças, ainda existem profissionais tão dedicadas.
    Parabéns professora, vc é um exemplo de ser humano e educador.

    ResponderExcluir
  3. Maria Muniz - Paranaguá - PR6 de abril de 2012 às 18:21

    Mais uma vez fiquei maravilhada e até me emocionei com essa história. Fiquei feliz com essa linda festa. Sei mesmo que essas crianças lhe são gratas para sempre. Vc é muito dedicada. Vi um amor imenso de sua parte naquela foto que vc está sentada no chão com seus aluninhos. Parabéns minha amiga mais uma vez. Vc é um exemplo de amor.

    ResponderExcluir
  4. Como educadora vc é um exemplo a ser seguido, dando além de tudo aulas de amor.Como bem falou nossa amiga Maria Muniz, realmente essas crianças tem muito o que te agradeçer, agradeço a nosso maravilhoso Deus por ter filhos aqui na terra como vc, ou melhor: Anjos!!!
    Deus te abençôe!!

    ResponderExcluir