sexta-feira, 11 de maio de 2012

Homenagem às Mães na zona rural de Morretes - show de bola -

Em 1982, fechei a porta de meu casamento deixando atrás dela, meus três pequeninos filhos. Sofri, chorei, me desesperei! Havia noites que acordava de madrugada ouvindo a vozinha do meu caçula, Juan, me chamando. Não foi fácil! Os piores momentos eram no Dia das Mães.
Ao me tornar professora, prometi a mim mesma, nunca fazer homenagens às mães dos meus alunos. Mas, este ano quebrei a promessa e junto com a merendeira Odete, organizamos encontro diferente e interessante.


 De início, o repórter Márcio e o cinegrafista Rodrigo estiveram no Povoado do Candonga para fazer uma matéria sobre a campanha de arrecadar mantimentos para as mães mais carentes.  A matéria foi ao ar no SBT-Rede Massa, no dia 30 de abril, segunda-feira. A resposta foi imediata. Várias pessoas se solidarizaram e nos enviaram roupas e mantimentos. Dia depois telefonei para a Silvana, redatora da Rede Massa para agradecer sua carinhosa atenção com que tratou desta campanha e com a mesma alegria da primeira vez, eis que ela enviou os dois rapazes para filmarem a resposta da campanha. o mais interessante é que justo na hora da festinha das mães chega uma camionete com a carroceria cheia de doações para as mães, principalmente para a mãe do meu aluno Misael. Então o repórter Márcio filmando a chegada, começou a me entrevistar, e eu me debulhei em lágrimas, principalmente porque a doadora é deficiente visual, só que ele também ficou com os olhos avermelhados de emoção. Foi um dos momentos mais lindos que já tive nesses meus 13 anos de magistério.
Durante a festa, tivemos palestra sobre PREVENÇÃO DO PIOLHO; os alunos cantaram MÃEZINHA QUERIDA e declamaram um versinho, depois cada qual entregou um coração de balão metalizado para suas mães. Logo em seguida fizemos um bingo pedagógico com letras do alfabeto e os alunos tentariam o prêmio (brindes doados por vários amigos do meu coração) para as mães. A torcida foi grande, todas queriam levar o prêmio da rodada. Até a Coordenadora das Escolas Rurais, Judite Biscotto esteve presente nos ajudando, afinal eram muitas mães e alunos para serem atendidos. A linda Manu, também da Secretaria de Educação foi nos dar uma mão. Nossa querida Zelinda de Bona, com suas amigas Hilda e Alzira estiveram juntas, reforçando a atenção às mães e alunos, principalmente na hora dos sorteios.
Ao término do bingo, todos foram lanchar deliciosas guloseimas. Tudo seria perfeito se não tivesse acontecido dois momentos tristes. Um deles foi quando o aluno Jéferson, o menino do ABRAÇO, não conseguiu preencher as letras da cartela, sua mãe xingou-o de burro e foi embora, antes de acabar a festa, com os filhos, muito brava. Fiquei muito chateada com a atitude desta mãe, logo com o Jéferson! Outro momento desagradável foi o de uma mãe ir embora emburrada pelo mesmo motivo, seu filho não consegui ser sorteado. Só que estas mães não valorizaram o “kit de alimentos”, uma sacola cheia e pesada, a caneca com sua foto e o lanche que seu filho saboreou com bastante gosto. Não deveria, mas fiquei entristecida e prometi nunca mais fazer bingo.
Outro fato interessante é o de uma mãe que não quis levar o kit e pediu para dar para outra pessoa mais necessitada, estranhei, pois o que continha na sacola é o que todos nós  comemos: arroz, feijão, macarrão, bolacha, achocolatado, lentilha. Sua filhinha veio e me perguntou:
- Pro, cadê minha sacola?
- Sua mãe não quis e eu dei para outra mãe.
- Ah! Pro, mas eu queria a minha sacola.
Fiquei numa saia justa e não sabia o que explicar para minha aluninha tão carinhosa. Quando todos foram embora, a merendeira e eu elevamos nossos pensamentos a Deus agradecendo por termos tido a oportunidade de felicitar tantas pessoas, tanto as que doaram como a que receberam.  Veja a foto e confira a alegria de todos, ou melhor, quase todos he... he... he...

Preparando os kits
Odete separando as doações

Vários alimentos para os alunos levarem, doados por Jeanete e Joyce
Agradecendo ao Diego do Foto Nakamura de Paranaguá
Mural de agradecimentos, depois foram colocados novos doadores

Meu ex-aluno, Leandro, o Léo do livro da Borboleta ajudando a arrumar a sala.

Odete terminando as flores doadas por Jeanete e Joyce

Mães sorridentes e felizes

Entre as mães, Dora (de blusa amarela) deficiente visual,
Momento da apresentação dos alunos
Zelinda, Hilda e eu
O cinegrafista Rodrigo e o repórter Márcio durante a homenagem

Durante o bingo pedagógico

Olha a carinha de surpresa do meu aluninho

Olha o Jeferson atrás... ah se eu soubesse quais as letras que ele precisava


Mais um brinde lindo, observe as crianças atrás

Cantando a letra, todos na expectativa

Humm! Finalmente ela ganhou um prêmio para sua mãe!

Odete e a aluninha  sorridente 

O que será que a mãe está falando?

Hora gostosa do lanche

Mães felizes

Mães e filhos indo embora carregados de mimos

Ei? Você que nos ajudou, obrigada, Deus te abençoe. Estou muito feliz por ter você como amigo da escola.

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela atitude, Mãe! Você sempre fazendo diferença!
    É nos simples gestos, nos detalhes, que existe a essência da felicidade! Feitos com amor, então...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oi Anecy…
    Estivemos ai na quarta feira eu, Hilda, Elineusa e o seu filho Victor, para a nossa surpresa a festa era no dia seguinte, foi uma tarde maravilhosa e por insistência da Anecy voltamos no dia seguinte só eu a Hilda e a Alzira, teríamos ficado muito frustradas se não tivéssemos ido.
    Curtimos muito as crianças com as mães a felicidade estampada nos seus rostinhos, alguns meio chateados pois todos queriam ganhar no bingo.
    A vida é assim nem tudo é como a gente quer tem que aprender e saber que hoje não ganhamos mais amanhã seremos, recompensados, de outra forma.
    Tadinhos... Criança é difícil de entender...
    A festa estava linda o lanche muito gostoso e meus parabéns para a tua secretaria e para vc meu, beijo de agradecimento...

    ResponderExcluir
  4. Oi Anecy, quanta alegria nestas fotos, momentos maravilhosos voces curtiram e principalmente proporcionaram prá toda essa gente; com certeza isto ficará na lembrança de todos para sempre, e isso é o que importa. O resto é...o resto, hé, hé...
    Que Deus os ilumine sempre!
    Abração,
    Jorge Cancella

    ResponderExcluir
  5. Prabéns Ni, vc como sempre levando emoções pra todas crianças, bjs,

    ResponderExcluir