quarta-feira, 15 de junho de 2011

LENSEI DE ENCONTRO DE EDUCADORES

Foi realizado em no Seiti de Arujá (SP) o Encontro de Educadores peelistas. A saída foi no dia 10 de junho, todas nós, tanto de Paranaguá, Pontal do Paraná e de Morretes, fomos de avião. A volta se deu no dia 12 de junho, Dia dos Namorados.
O frio era intenso, mas voltamos de lá enriquecidas com o conteúdo ministrado.
“As instruções para o educador se baseia nestes preceitos:
- Compreender que a Educação é a Arte de formar o indivíduo.

- O educador compreenderá profundamente os seus alunos e respeitará a peculiaridade de cada um.
- O educador viverá sempre com o espírito de ajudar, tendo a convicção de que “tudo é e existe para a Paz Mundial”.
- O educador orientará o educando a viver com o espírito de servir ativamente em prol da ordem pública e do bem estar social.
- O educador procurará não ser negligente em empenhar esforços para aprimorar sua técnica e capacidade, procurando estudar espontaneamente e elevar a sua dignidade.
- O educador não agirá de modo a manifestar o sentimento de vanglória, nem terá pensamentos de presunção.
            A primeira palestra foi dada pelo Mestre Kaor Tanida, onde enfocou que a missão do educador não é ensinar e sim formar e que ensinar é fácil, difícil é formar e formar uma pessoa é arte. Disse ele ainda que nós não temos capacidade de ensinar e sim de transmitir conhecimento, mas que deveremos orar sempre para que os alunos aceitem e compreendam os ensinamentos.
            Depois foi a vez da Mestre Naibel que salientou em sua palestra que os alunos são o espelho do educador e que só o amor é capaz de levar todos a compreenderem o próximo.
            A palestra do Mestre Ricardo Amorim também foi enfocada que a educação se dá através de exemplo e que o aluno é reflexo dos pais e na sala de aula e muitas vezes fora da sala, o do professor.
            No dia seguinte, no domingo, dia 12 de junho, o Mestre Ogatta, com bastante dificuldade em falar o português, fez comparações com a educação no Japão e no Brasil.
            Para o Mestre, a educação é o trabalho onde se pode realizar a arte de formar pessoas.  No primeiro item, o educador não tem que se preocupar em aumentar o conhecimento e sim formar o ser humano. Só que antes de qualquer coisa, o educador tem que saber o que é o ser humano. A vida do ser humano é auto-expressão. Todo ser humano é diferente e ninguém é igual ao educador, cada um é único. Cada um tem que valorizar sua personalidade que é única. O ser humano tem que descobrir a capacidade de sua personalidade, mas se não souber se expressar não encontrará satisfação.
            Os alunos com dificuldade faz com que o professor se dedique mais e aceite como um desafio de Deus para que ele melhore seu desempenho como educador.
            Formar o ser humano é ajudá-lo a pensar, raciocinar, se auto-expressar e ao encontrar dificuldade, saber como encontrar uma arte para vencê-la. Dificuldade é a oportunidade de crescimento. Formar pessoas é fazer arte. Portanto o educador tem uma grande responsabilidade em contribuir para que seu aluno saiba como atuar na sociedade.
            Não é o dinheiro que vai formar uma pessoa em ser correta. O educador influencia o aluno a definir seu caminho, o que ele realmente quer ser.
            O segundo item define que cada criança tem sua peculiaridade, é um item difícil de praticar. É necessário colocar em prática: OUVIR – VER – PENSAR. Estes são pontos importantes para o educador observar a característica de cada um; são pontos para desenvolver e captar a peculiaridade da criança. É à base da auto-expressão.
            Todo educador tem que ter o sentimento de ouvir – ponto primordial – mas, ouvir até o final. Ouvir é tentar compreender o sentimento da criança. Vícios e maus hábitos prejudicam e bloqueiam nossos sentimentos. Ouvir é olhar bem de frente para a pessoa e se concentrar no que ela está dizendo. O que dificulta o Ver é ter o sentimento pré-determinado – ah! Isso eu já sei. Já sei como é essa criança! – O ser humano se desenvolve e se modifica a cada momento. O educador deverá ficar sempre em estado de papel em branco e olhar a criança como se fosse a primeira vez. Depois vem o ato de Pensar. Se pensar antes de ouvir e ver, estaremos colocando nossos sentimentos e não compreenderemos o nosso aluno.”
Depois deste maravilhoso ensinamento, voltei para casa aquecida com tanto conteúdo em prol de uma educação melhor.

Mesa redonda com educadores das séries iniciais

Mestre Yoshihiro Ogata, Mestre Superior da Divisão Brasil da Instituição Religiosa Perfect Liberty



Mestre Kaor Tanida, autor de vários livros de auto-reflexão religiosa


Mestre Naibel durante sua maravilhosa palestra

Mestre Ricardo Amorim


Um comentário: